RÁDIO GOPB

Ouça nossa Rádio em seu celular pelo aplicativo iRádios 

A sua rádio Maçônica

A COMAB completa 44 anos de história

06 AGO 2017
06 de Agosto de 2017
O Soberano Grão-Mestre do GOPB, Ir:. Onildo Almeida, Parabeniza a Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), pelos seus 44 anos de história. Parabeniza também todos os Presidentes que passaram pelo comando da instituição, fazendo história e tornando-a cada vez mais forte no cenário mundial.

Parabéns a nossa COMAB e aos Grandes Orientes à ela Confederados. São os votos do GOPB.

COMAB

04 de agosto de 1973 – Criado o Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, embrião da COMAB - Confederação da Maçonaria Brasileira.

Transcorridos 151 anos após a criação do Grande Oriente do Brasil, surge a Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, a Segunda Maior dissidência do GOB, reunindo os Grandes Orientes Independentes e que, hoje, congrega os Grandes Orientes Estaduais confederados em cada Estado da Federação.

Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. Proclamada a eleição dos candidatos oficiais, inconformados com a decisão, dez Grandes Orientes Estaduais, federados ao Grande Oriente do Brasil, desligaram-se deste proclamando-se Obediências autônomas e independentes, expondo as razões por que o faziam.

Em 4 de agosto de 1973, fundou-se, em Belo Horizonte (MG), o Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira, congregando, então, as dez Obediências dissidentes: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro, então dissidentes do Grande Oriente do Brasil.

Hoje, são vinte e dois os Grandes Orientes Estaduais que integram a Confederação Maçônica do Brasil — COMAB, sucessora do Colégio de Grão-Mestes da Maçonaria Brasileira, desde 6 de abril de 1991.
Voltar

Rádio GOPB

Copyright © 2015 radiogopb.org | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Berlin Carvalho