RÁDIO GOPB

Ouça nossa Rádio em seu celular pelo aplicativo iRádios 

A sua rádio Maçônica

Manifesto do GOPB sobre a recuperação da Barreira do Cabo Branco

18 OUT 2016
18 de Outubro de 2016
GRANDE ORIENTE DA PARAÍBA
Filiado à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB
Palacete da Fraternidade – Rua da Areia, 265 – Varadouro – CEP 58.010-640  Caixa Posta 550 – Fone: 3241-2270
João Pessoa – Paraíba - Brasil
          


      O Grande Oriente da Paraíba, fundado em 21 de abril de 1980, filiado a Confederação Maçônica do Brasil, representado pelo seu Grão-Mestre Onildo Silva Almeida Filho,
           Tendo em vista que se constatar a erosão costeira é bastante simples. Entender o fenômeno está longe de ser fácil. Além das intempéries naturais como ondas, marés e correntes marítimas, a intervenção humana é a pior de todas as causas dessa erosão.
          Tendo em vista que há uma percepção generalizada de que a erosão costeira é sempre irreversível, especialmente, após a constatação de uma construção mal planejada ou após a ocorrência de uma tempestade costeira quando a erosão é mais evidente.
          Tendo em vista os apelos por parte da sociedade e dos representantes políticos para a construção de robustas obras de engenharia, altamente onerosas para os cofres públicos e sem muita preocupação com os impactos ambientais locais e nas adjacências.
          Tendo em vista que o “Bloco de Contenção Sandsaver™” foi desenvolvido como uma solução prática para evitar a erosão no sopé de falésias com boa relação custo/benefício, além de apresentar baixo impacto ambiental e que poderá ser removível ou reaproveitável em outra área. 
        Tendo em vista que na Barreira do Cabo Branco, João Pessoa-PB, o sistema funcionará como dissipador de energia (quebra-mar) atenuando a energia da onda que causa a erosão no sopé, além de reter a areia em suspensão na onda, promovendo a recuperação da praia.
        Tendo em vista que por se tratar de um produto novo no mercado e não haver parâmetros de estudo de impacto ambiental de seu uso no Brasil, a Promotoria do Meio Ambiente do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, irá desenvolver vários projeto ambientais na área da Falésia do Cabo Branco, para aferição dos impactos positivos e negativos, com execução de subprojetos de pesquisa multidisciplinar nas áreas da engenharia civil, florestal e ambiental, oceanografia, geologia, geografia, psicologia e direito ambiental, turismo e autocomposição de conflitos socioambientais.
         Tendo em vista a importância da Barreira do Cabo Branco para o Meio Ambiente, o Turismo e a Economia de João Pessoa.
       Resolve apoiar a iniciativa das Instituições envolvidas e comprometidas com o Meio Ambiente na busca de uma solução racional na preservação da Barreira do Cabo Branco, sem a sua descaracterização como ponto mais oriental da America do Sul.

          João Pessoa (PB), 13 de outubro de 2016.
Voltar

Rádio GOPB

Copyright © 2015 radiogopb.org | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Berlin Carvalho