RÁDIO GOPB

Ouça nossa Rádio em seu celular pelo aplicativo iRádios 

A sua rádio Maçônica

Regularidade do GORGS reconhecida pela Maçonaria norte-americana

02 MAR 2017
02 de Março de 2017

Após analise minuciosa em comissão americana, GORGS pode assinar tratados com todas as potências da América do Norte.

Uma grande vitória da diplomacia Maçônica do GORGS. Este é o resumo da participação do Grande Oriente do Rio Grande do Sul na Conferência dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte, do dia 17 ao dia 22 de fevereiro, na cidade de Omaha, Nebraska, EUA. O Grão-Mestre Tadeu Pedro Drago e o Ministro das Relações Exteriores Fúlvio Delavi participaram de todas as atividades e, especialmente, da reunião que definiu as novas Potências aptas a realizar tratados com a Maçonaria norte-americana.

O processo que culminou no parecer favorável da Comissão de Informação para o Reconhecimento das Grandes Lojas Americanas (CONISSA) vinha sendo trabalhado a bastante tempo, com a produção de vasta documentação destacando a história e a importância do GORGS na Maçonaria Brasileira. As relações com Potências Maçônicas já reconhecidas pelos EUA também tiveram um grande peso na decisão.

Em vídeo produzido logo após a decisão o Grão-Mestre e o Ministro das Relações Exteriores falaram sobre a decisão histórica. Agora, todas as Potências da América do Norte estão autorizadas a se relacionar oficialmente com o GORGS. A partir disso, o próximo passo será formular os diplomas legais individualmente com cada uma dessas Potências (só nos EUA são 50 Grandes Lojas). “Conseguimos hoje um de nossas mais significativas  vitórias em 2017. O nosso Grande Oriente vem em primeiro lugar. Somos os gestores neste momento. Mas a instituição segue e cada conquista é muito valiosa para o nosso futuro”. O Grão-Mestre também destaca a importância da presença do GORGS: “Nós conversamos pessoalmente com muitos Grão-Mestres. Eles se prontificam a fazer tratados ao nos conhecer. Isso é fundamental. Estar presente, mostrar quem somos.”

Além de todo trabalhos dos Maçons do GORGS, também foi lembrado o apoio incondicional da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS) neste processo. “O Tratado de Compartilhamento de Território e a formalização da nossa indicação pela GLMERGS foram fatores importantes para a Comissão de Informação aprovar o reconhecimento. Agradecemos de forma muito especial ao Grão-Mestre Paulo Roberto Pithan Flores e ao Grande Secretário de Relações Exteriores Roni Pinto Júnior por sempre serem solícitos e parceiros nesta caminhada”, finalizou o Grão-Mestre Tadeu Drago.

Fotos: Ir:. Fulvio Delavi

Fonte: Rádio GORGS

Voltar

Rádio GOPB

Copyright © 2015 radiogopb.org | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Berlin Carvalho